O Ciclone Extratropical que provocou ventos intensos em diversos estados do Brasil nos últimos dias, além de causar acumulados de precipitação expressivos em curtos períodos (dados registrados apenas no dia (10/12) pelo Cemaden) — como 217,2 mm em Canguçu (RS), 136,7 mm em Pinheiro Machado (RS) e 112 mm em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina — ,finalmente se despede do Brasil, deslocando-se em alto mar. Mas, apesar do deslocamento do sistema, uma nova dinâmica atmosférica deve favorecer o mau tempo em áreas que até acabaram de ser afetadas pelo ciclone; a previsão indica uma trégua curta antes do retorno das chuvas.
Imagem gerada por IA
Com cerca de 24 horas de trégua do último mau tempo provocado pelo ciclone, diversas áreas passarão por novos temporais no centro-sul do Brasil. Começando já nesta sexta-feira (12/12), as áreas de instabilidade devem avançar sobre o Brasil pelo oeste de SC e PR, pegando também a parte sudoeste do MS. No mesmo dia, é previsto que até o estado de SP já comece a sofrer com formação de temporais.
GFS/Meteologix total em 24h para (12/12)
GFS/Meteologix total em 24h para (13/12)
No domingo (14/12), é previsto um enfraquecimento na abrangência dos temporais, concentrando-se mais a leste do estado do Paraná.
GFS/Meteologix total em 24h para (14/12)
Para ficar por dentro de atualizações, nos acompanhe nas redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário