7 de dezembro de 2025

Ciclone: Onda de temporais cruzará estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Já está em curso a formação da baixa pressão no Paraguai que dará origem a um ciclone extratropical nos próximos dias após sua passagem prevista sobre o território brasileiro.
Imagem gerada por IA
A pressão atmosférica já está caindo sobre o território paraguaio, condição que, segundo os modelos meteorológicos, deve se intensificar cada vez mais e se deslocar para o mar, com trajetória sobre o Brasil. Com isso, estados como RS, SC, PR, SP, MS e MT serão afetados diretamente por fortes temporais com o deslocamento de um arco de tempestades sobre esses estados, diante do processo de formação do ciclone. Devido à complexidade e intensidade do processo, MG, GO, DF e até TO e RO serão afetados indiretamente. A intensidade da baixa pressão atrairá o ar úmido e quente da Amazônia, alinhando esses combustíveis por meio de um corredor de umidade para o sistema, o que permite que ele se mantenha alimentado para gerar temporais em toda a sua área de atuação. Vale ressaltar que esse evento, embora não seja inédito, não deve ser subestimado.

Em MS e MT, há possibilidade de queda de granizo, rajadas de vento superiores a 70 km/h e chuvas intensas em um curto período. A previsão é que esses pontos estejam sobre perigo potencial entre a manhã de segunda-feira (08/12) e a noite de terça-feira (09/12).
Precipitação total acumulada de (07/12) a (12/12) | ECMWF/Meteorologix
Nos estados do RS, SC, PR e SP, a situação será ainda mais perigosa: há maior risco de queda de granizo, rajadas de vento que podem superar os 100 km/h e tempestades intensas e mais duradouras, com chances de superar os 100 mm em pouco tempo. A previsão é que essas áreas estejam sobre perigo potencial entre a manhã de segunda-feira (08/12) e sexta-feira (12/12) nos estados do Sul, e entre a manhã de segunda-feira (08/12) e a noite de quarta-feira em SP. O pico dos ventos mais intensos não será durante a tempestade, pois a fase em que a baixa estará atuando mais intensamente será em alto-mar, quando o arco de tempestades já tiver passado sobre o continente.
Rajadas de Ventos em km/h (10/12) | ECMWF/Meteorologix
Os ventos mais intensos serão observados entre quarta e quinta-feira (11/12), antes do afastamento significativo do ciclone em alto-mar. Além disso, previsões indicam ondas de até 7 m em alto-mar, muito próximo do litoral do RS na quinta-feira (11/12), indicando ressaca marítima intensa.

Nas demais áreas, os temporais mais encorpados com ligação a baixa-pressão estão previsto para ocorrerem entre terça e quinta-feira (11/12), apesar da ligação, a influência será indireta e não oferece grandes riscos.

Nenhum comentário: